-
Arquitetos: IDIN Architects
- Área: 3 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:DOF Sky|Ground
-
Fabricantes: American Standard, COTTO, Lightena, Vista
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma enorme encosta no meio das montanhas, o Resort De Capoc está localizado no distrito de Khaokho, famoso pelas paisagens relaxantes, e um dos melhores lugares para ver a névoa marítima da Tailândia. Cercado por árvores e montanhas abundantes, o local é extremamente natural, portanto, o principal conceito do projeto foi de maximizar a conexão dos convidados com o contexto ambiental.
Dessa forma, todos os processos projetuais, desde fatores como planejamento da obra, até a seleção dos materiais, foram pensados de forma integrada. A implantação dos volumes foi feita de acordo com as diferentes atividades, e a hierarquia da perspectiva do resort. O arquiteto posicionou o lobby na parte mais baixa do terreno, sem vistas, o percurso direciona os hóspedes até as principais áreas de instalação, incluindo restaurantes e piscinas. Pela promenade, o cenário espetacular é gradualmente revelado.
O edifício que abriga os quartos, está situado na parte mais alta do terreno. Cada quarto foi rotacionado em 45 graus a partir do eixo do edifício maximizando a vista, proporcionando privacidade, e uma maior integração com a natureza. O mesmo conceito foi aplicado às vilas; um chuveiro ao ar livre no pátio central, permite que os hóspedes sintam a famosa névoa no inverno e nas estações chuvosas. As villas foram dispostas seguindo a topografia natural do terreno. Além disso, os hóspedes podem desfrutar as áreas de relaxamento e as redes em frente às villas, as quais deram o nome ao resort, De Capoc, uma palavra em espanhol que significa uma substância fibrosa da árvore ceiba.
Com o objetivo de trazer características locais a composição, o padrão de linhas diagonais das folhas das árvores foi utilizado em diversos elementos, fazendo referência as árvores Kho, origem do nome da área, Khaokho, que significa montanhas cheias de árvores Kho. A materialidade também veio de raízes locais, a cor utilizada no projeto é primeiro misturada com à terra escavada, sua extraordinária cor vermelho alaranjado, com a madeira de pinho, compõem harmoniosamente todos os edifícios e o entorno natural.